Nos dias 11 e 12 de maio, Verónica Philippe, Gerente de Projetos e Fátima Galeazzo, Coordenadora Nacional Brasil, visitaram o parceiro local UNILEHU na cidade de Curitiba, Paraná.
A UNILEHU – Universidade Livre para a Eficiência Humana é um primeiros parceiros locais brasileiros, fazendo parte da Franquia Social POETA desde 2013. Além disso, é parceiro implementador do POETA DigiSpark desde sua primeira edição no país – então conhecido como POETA YouthSpark, também no ano de 2013.
Com uma agenda bastante diversificada, Verónica e Fátima reuniram-se com a equipe do Centro POETA Unilehu para conhecer o trabalho que a organização vem desenvolvendo sob o marco do POETA DigiSpark na região. Com a presença de Yvy Abbade – Vice-Presidente; Aline Gonçalves – Gerente de Inclusão e Francynne Presibella – Gerente Mais Eficiência e Coordenadora do POETA a equipe conheceu as diferentes iniciativas da organização, todas embasadas no tripé Diversidade & Equidade & Inclusão e que interagem com as ações do Centro POETA nas áreas da capacitação e inclusão profissional, em especial, os programas +Eficiência e +Aprendiz.
Em uma agenda com a participação de Thiago Bonagura Rodrigues da Silva, Superintendente da Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba e Karla Mazzia – Assessora Parlamentar, Henry Xavier, Relações Institucionais e Governamentais da UNILEHU, além da equipe UNILHEU, foram discutidas propostas para um trabalho conjunto na esfera governamental para ampliar as ações do POETA para outros municípios e públicos vulneráveis.
Além das áreas de formação e empregabilidade, a UNILEHU implementa atividades no apoio ao esporte paralímpico e também na educação, por meio de sua unidade “Mundo para todo mundo” – um centro de educação infantil, criado sob o princípio da educação inclusiva, a qual a equipe The Trust teve a oportunidade de visitar.


Verónica e Fátima visitaram a unidade Supera, um negócio social inovador que une a geração de renda com a confecção de produtos exclusivos. Em oficinas de produção de costura, estamparia e artesanato, pessoas em vulnerabilidade social são capacitadas em habilidades digitais, sociais e para o empreendedorismo, para que possam se tornar produtores certificados, ampliando assim suas oportunidades econômicas. O Supera, aliado aos pilares do POETA, amplia o seu impacto social ao dar prioridade ao desenvolvimento de produtos sustentáveis feitos de diversos tipos resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


Finalizando a agenda de visitas, Verónica e Fátima puderam vivenciar e participar de dois momentos do Centro POETA – uma aula de Empreendedorismo e visita à iniciativa Geração Futuro, em parceira com o Instituto Renault na cidade vizinha São José dos Pinhais, onde tiveram a oportunidade de conversar com os jovens participantes, respondendo a diferentes perguntas sobre o futuro do trabalho, como a tecnologia está presente em nossa vida pessoal e profissional e como as atividades do Centro POETA podem apoiá-los na busca e obtenção de uma oportunidade econômica.


